Pular para o conteúdo principal

O Cristão e o Namoro

O número de cristãos solteiros tem aumentado a cada dia. Alguns ainda procuram por alguém que lhe possa fazer feliz na vida a dois, enquanto outros desistiram dessa busca ou simplesmente não querem isso para sua vida. Na juventude, o Homem tende a aproveitá-la da melhor forma que lhe agrade. Os jovens costumam frequentar festas com a finalidade de “ficar” com outra pessoa, ou várias, apenas com o desejo de curtir o momento.
Alguns podem pensar que tal tipo de atitude só é vista por parte daqueles que não partilham da fé cristã, contudo, estes se enganam. Os jovens cristãos têm desenvolvido o mesmo hábito. Aproveitam os grandes eventos como oportunidade para “ficar” com os parceiros que mais lhe agrada. Ao invés de dar continuidade naquele relacionamento, agem como se nada houvesse acontecido, e seguem sua vida.
Deus, ao criar o homem, não era seu intuito que este ficasse só, por isso criou a mulher. Estes viviam em perfeita harmonia, não só entre si, mas também com o próprio Criador. Com a entrada do Pecado, tudo ficou corrompido e uma grande mancha surgiu no amor. Os Homens passaram a satisfazer seus desejos carnais no lugar de obedecer a Deus e viver uma vida conjunta com seu parceiro e assim multiplicar a Terra.
Uma pequena minoria de cristão ainda gostaria de manter o ideal divino, mas encontram dificuldades. Na tentativa de evitar o julgo desigual (pessoas com ideais diferentes) procuram seu parceiro nas fileiras de suas igrejas, mas se decepcionam por encontrarem pessoas mais próximas ao mundo, do que de Deus. Alguns em desespero abandonam essa busca e preferem viver uma vida de solidão para evitar um erro ainda maior.
A Bíblia é o livro mais fantástico que existe e nela encontraremos a melhor maneira de seguir esse ideal. Vamos analisar a história clássica da escolha da esposa de Isaque, que está contada no capítulo 24 de Gênesis. Aproximando de sua morte, Abraão pede a seu emprego mais fiel que vá até a sua terra a fim de encontrar uma esposa para seu filho. Abraão temia que seu filho Isaque casasse com uma mulher de Canaã e corrompesse seu caráter.
Aquele emprego, também temente a Deus, teve uma atitude nobre. Ao chegar à região, orou ao SENHOR pedindo um sinal de qual mulher ele deveria escolher para levar para seu senhor. Ele pediu em oração algo claro e específico. A mulher certa para Isaque deveria dar-lhe de beber e também aos seus animais. Para sua surpresa, ao fim de sua oração, uma moça aparece e, ao ser feito o pedido, Rebeca atende de acordo com sua oração.
Naquele momento Deus estava mostrando para aquele empregado que Rebeca deveria ser a moça escolhida. Com tanta felicidade, aquele homem louvou a Deus, pois, mesmo sem perguntar, a princípio, a origem de Rebeca, teve a surpresa de saber que esta era parenta de seu patrão. Rebeca era a mulher perfeita para casar com Isaque e ser a antecessora da grande nação que deveria nascer da geração de Abraão.
Algo que chama bastante atenção na história é que, quando o empregado informa o motivo de sua viagem, tanto Rebeca quanto sua família percebem a direção divina e aceitam ao chamado que Deus estava fazendo. Esta história é motivo de grande festa e alegria para os atuais filhos de Deus que erguem em oração suas angústias e temores. Este relato é uma esperança para Seus filhos que não querem abandonar Seus caminhos.
Talvez haja alguém que esteja pensando que isso foi algo único e que isso ficou no passado, não sendo mais possível nos dias de hoje. “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderosos” (Apocalipse 1:8). Deus é o mesmo e nunca muda. As promessas dada no passado, também são dadas para cada um dos que hoje vivem, basta aceitá-las!
Para novos cristãos e para aqueles que pertencem ao mundo, à escolha do seu parceiro se dá através do contato físico, da atração carnal. Mas estas pessoas estão mais associadas com o mundo do que com Deus. Há quem afirme que para ser a pessoa certa no mínimo os dois devem sentir “algo” pelo outro. Porém, isso vai contra o relato bíblico, pois Isaque e Rebeca não se conheciam, não havia a possibilidade dos dois sentirem atração física.
Aqueles jovens que tentam ser mais fiéis aos princípios bíblicos e costumam orar ao SENHOR pela pessoa certa para se relacionar encontram dificuldade já nesse ponto. Ao se aproximar da pessoa indicada, mesmo que afirme ser Deus quem a está mostrando, não encontram respostas positivas vindas do outro. Satanás está corrompendo cada vez mais a natureza humana e afastando-a cada vez mais do seu Criador.
Ao pedir alguém em sinal, e a resposta for positiva, pode acontecer, e talvez seja bastante comum, do outro não receber nenhuma resposta divina, até por este não ter pedido o mesmo em oração. Porém, sendo este temente a Deus, cabe aceitar. Todavia, isso não é o mais fácil a se fazer e é aí que os jovens estão errando e colocando teorias humanas no assunto.
Rebeca não havia orado em busca do seu parceiro, mas, ao aparecer um desconhecido afirmando que Deus a estava mostrando para ser a esposa do seu senhor, ela de imediato aceitou a responsabilidade divina. A história dos dois foi um lindo conto que terminou com ambos seguindo o caminho que Deus havia indicado. Contudo, principalmente na atualidade, nem todos têm o mesmo resultado, ficando frustrados.
Talvez haja entre os leitores que acredite que há somente uma pessoa para cada um. O termo “pessoa certa” talvez venha ser a causa desse pensamento. Mas ao assim utilizarmos, não estamos indicando uma única possibilidade. Caso venha a acontecer de uma pessoa lhe recusar, não quer dizer que você não terá mais ninguém, Deus providenciará outra. Isso por causa do livre arbítrio que Ele gentilmente nos concedeu.
Veja a afirmação de Abraão para o seu empregado. “Ele [Deus] vai enviar o Seu Anjo para guiá-lo, e assim você conseguirá arranjar uma mulher para o meu filho. Se a moça não quiser vir, você ficará livre deste juramento.” (Gênesis 24:7 e 8). Nestes versículos está claro que Deus mostraria alguém, mas cabia a ela decidir se queria ou não atender ao chamado. Acreditar no contrário é ir contra o livre arbítrio.
Tal pensamento, de que se não deu certo não é a vontade de Deus, é acreditar que era designo de Deus que o Homem viesse a cair, mas isso nunca foi o Seu propósito. Ao criar o Homem, gostaria que vivesse em harmonia com a Trindade, o relacionamento entre homem e mulher deveria ser uma amostra do relacionamento da Trindade; porém, não lhe tirou o direito de escolha e assim nossos pais vieram a pecar.
Se não deu certo com alguém que Deus lhe mostrou, é porque a escolha que foi tomada talvez tenha ido contra os princípios de Deus. Deus nos ama e gostaria de participar da escolha daquela pessoa que irá nos acompanhar pelo resto de nossa vida. Quando Ele criou Eva, a escolheu como parceira de Adão. Não criou várias mulheres para Adão escolher, queria uma especial e ambos aceitaram a escolha do Criador.
O pedido daquele empregado foi algo simples, dando-nos uma vasta possibilidade de coisas que podem ser pedidas como sinal. Não importa como você vá pedir, mas sim que você decida seguir de todo o coração aquilo que Deus estará designando para você. Se alguém que a Divindade lhe mostrou lhe negou, não temas, Ele estará ao teu lado e providenciará outro que esteja disposto a seguir Seus passos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças São Sempre Professores

Sexta e sábado, quase o mesmo dia. Os dois estão tão ligados que as atividades acabam se misturando. A manhã da sexta foi o momento de colocar a infância de volta a atividade. Jogar alguns clássicos do eterno Super Nintendo alegra qualquer pessoa que cresceu com esses jogos. Cada botão apertado é como um clique para o passado, relembrar quando me reunia com meus amigos para brincar nas mais diferentes aventuras. Infelizmente as horas logo passaram e não poderia mais estar usufruindo daquele período de diversão da minha infância. Era necessário me preparar para trabalhar. Uma das vantagens da sexta é saber se que seu período de trabalho é mais reduzido de que os demais dias da semana. Era apenas necessário sobreviver algumas horinhas para então poder já desfrutar do final de semana. Uma conversa aqui, outra ali, faz muito bem trocar ideias com pessoas que sempre fizeram parte das nossas vidas, e, claro, isso ainda dá a impressão de que a hora passa mais rápido. Aos poucos o sol v...

Capítulo Três - Encontro de Amor

Após duas noites, finalmente Pedro conseguiu dormir. Era muito bom poder relaxar e descansar de tudo. Apesar de durante a noite acordar assustado com os pesadelos, aquelas poucas horas de sono já tinham sido suficiente para mantê-lo mais ativo. Mesmo tendo combinado com seus pais, nunca mais tinha entrado em contato com eles, havia se trancado em casa, isolando-se do mundo. Às oito horas da manhã, sua mãe sempre ligava, porém, ele não atendia. Contudo, devido a estar mais relaxado, quando o telefone tocou, não sabia o que fazer. Tinha medo de não ser sua mãe dessa vez e ter que encarar a realidade. Nesses dois dias havia faltado no trabalho e alguns companheiros também costumavam ligar para saber onde ele estava. - Alô? - Filho? Graças a Deus você atendeu! - Oi mãe. - Meu filho, como você está? - Estou bem, hoje estou melhor, talvez eu passe aí na sua casa ainda hoje. - Fico feliz em ouvir isso, venha, precisamos conversar, você precisar sair, levar sol, ar puro, se não ficará mais doe...

Acabou 2018 | Retrospectiva #BoriláTV