
A Novo Tempo é uma empresa vinculada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. O que antes começou com um simples programa de pregação/palestra, atualmente abrange as diversas áreas que a Igreja tenta abordar. Em sua programação há programas para mulheres, famílias, empresariais, entrevista, debates, música etc. Por não se tratar de uma televisão comercial, sua manutenção se dá por meio de doações. Devido à falta de dinheiro, seus apresentares tendem a apresentar mais de um programa.
Apesar dessas dificuldades, há 15 anos a Rede vem crescendo e expandindo. O que era transmitido apenas em um canal fechado, agora passa a transmitir em canal aberto. Em Maceió pode ser assistido no canal 16. Em 2003 a Rede, que só era composta por rádio e televisão, passou a ter uma gravadora, que tornou-se uma das oficiais dos Adventistas do Sétimo Dia. Com o número de usuários da Internet cada vez maior, fez-se necessário a criação de um novo departamento. Em 2008 criou-se o Departamento de Web.
Todos os programas, e a maioria dos apresentadores, podem ser encontrados nas redes sociais, como o Twitter. Todos também possuem hotsites ligados ao site principal da Rede. Para atrair um público mais jovem houve essa necessidade dos programas e apresentadores também estarem online. Tal atitude tem dado resultado. O número de jovens assistindo é cada vez maior e programas como o Caixa de Música tem se tornado sucesso devido à interação que há entre o público e a apresentara durante o programa ao vivo.
Sua programação em si está baseada no modelo americano. Como a Igreja foi fundada nos Estados Unidos da América, os primeiros canais também surgiram lá. Muitos dos programas pioneiros ainda hoje são transmitidos. Talvez o canal Hope Channel, também dos Adventistas do Sétimo Dia, seja a grande inspiração para o canal brasileiro. Tanto que o Sistema Adventista de Comunicação passou a ser chamado de Rede Novo Tempo de Comunicação, o canal da Esperança.
Programas como A Voz da Profecia, primeiro programa evangélico transmitido no rádio no Brasil em 1943, começou na Califórnia (EUA) em 1929. Já o programa Está Escrito, pioneiro na televisão, nos Estados Unidos em 1956 e só em 1991 que começou a ser transmitido no Brasil. Porém, somente em 1994 passou a ser produzido no país. Hoje, o programa ainda é produzido, sendo divido em Está Escrito Jovem, que visa o público jovem, e um novo formato, o Está Escrito Adoração, que mudou o formato original de apresentação.
No geral, os cenários do programa são semelhantes. Em quase todos eles, os apresentadores, e seus convidados, parecem estar em algum cômodo da casa. Tal atitude também vem dos programas americanos. Sempre tenta produzir um ambiente agradável e aconchegante para que o público sinta-se a vontade, como se estivesse dentro da própria casa. Poucos programas fogem a esse padrão, como os musicais. Até mesmo os programas especiais apresentados diretamente de uma igreja, tendem a ter seu cenário assim.
Apesar de não estar presente em todos os municípios brasileiros, seja a rádio ou a televisão, sua programação pode ser assistida online. Com isso, o público pode ter acesso em qualquer parte do mundo. Isso contribui para um público presente no Japão. Contudo, há a transmissão por satélite para países na Europa, norte da África, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, além dos países americanos, também com transmissão em espanhol, através da Rede Nuevo Tiempo.
Apesar do investimento para a distribuição em todo o território nacional de forma aberta, ainda não foi possível, apesar da compra de um canal para esse fim. Devido a isso, o público, a priori, estava/está em busca dos programas musicais. A Igreja Adventista do Sétimo Dia sempre foi referência quando se trata de música. Também tende a ser copiada pelos demais segmentos. Os programas musicais são os que mais têm chamado à atenção do público. O programa Caixa de Música talvez seja o de maior audiência do canal.
Tal programa (Caixa de Música), visto ao vivo de segunda-feira a quinta-feira e inédito aos sábados, é um dos mais tradicionais na televisão brasileira. A apresentadora interage ao vivo com o público, que pode pedir seu clipe e ter seu recado lido. Ao fim do programa, um sorteio é feito com as pessoas que participaram. O prêmio sempre é algum produto da Gravadora, normalmente os últimos lançamentos ou um kit com algo mais antigo. Também é feita transmissão, durante os intervalos, através da Twitcam.
O formato do programa é bastante conhecido pelos brasileiros devido ao canal MTV, que é dedicado ao público jovem e amante da música. A MTV já teve diversos programas com esse formato e foram inspirações para a criação de programas semelhantes em outras emissoras, como a Novo Tempo. Na maioria dos programas, os clipes são escolhidos pelo próprio público, com exceção dos programas que há somente clipes de um cantor específico ou há a presença de algum cantor ao vivo durante o programa.
Seu segundo programa musical, o Perfil Musical, pode ser considerado fruto do primeiro. Todavia, este é dedicado somente à entrevista, com músicas durante o programa. O Perfil Musical já teve dois formatos. O primeiro, apesar de ser entrevista, o cantor convidado participava com o intuito de divulgar seu CD/DVD recém lançado. Seu cenário era mais semelhante aos programas de entrevista mais tradicionais, como o Jô Soares, onde o apresentador e o entrevistado ficam frente a frente divididos por uma mesa.
O novo formato é semelhante ao anterior. Mas, a grande mesa que separa ambos é retirada, substituída por uma pequena apenas para colocar os copos. Os entrevistados não precisam ser, necessariamente, cantores. Apenas alguém que admire muito a música, ou que estive ligado a ela, seja amador ou profissionalmente. Antes, o cantor era convidado pela produção, já com o intuito da divulgação mesmo, agora o próprio público tem o poder de sugerir quem gostaria de assistir/ouvir, podendo ver seu cantor preferido.
Em ambos os programas, os apresentadores se apresentam, em seu vestir, com uma roupa tendendo mais esporte, sem tanto formalismo, com o objetivo de deixar o público jovem mais a vontade. No Caixa de Música, a apresentadora, que fica sentada numa caixa de madeira, tende, a cada bloco, aparecer em posições despojadas, o que atrai muito no seu público. Já o Perfil Musical, nesse sentido, tende a passar uma imagem mais tradicional, apesar de brincar muito com o entrevistado. Essa diferença gera também diferença no público.
O Caixa de Música agrada ao público jovem, enquanto que o Perfil Musical um jovem mais adulto e os adultos em si. Mas os programas estão bastante sintonizados e ambos os apresentadores são referências para a Rede. O apresentador do Perfil Musical tende a fazer narrativas comerciais ou participações em outros programas. A apresentadora do Caixa de Música costuma aparecer em propagandas de outros canais para atrair seu público jovem para assistir aos demais programas do canal.
Em ambos os programas, não importa se é ao vivo ou gravado, os apresentadores costumam errar muito. No Caixa de Música, a apresentadores esquece muito o que vai falar ou o clipe que irá passar, o que acaba havendo a repetição em massa da palavra “é”. Em todas as aberturas do Perfil Musica, o apresentador tende a repetir a frase “Seja bem vindo ao Perfil Musical de Hoje”, mudando pouca coisa de um programa para o outro. Mesmo sendo um programa gravado, o apresentador ser perde muito nas perguntas, como se não tivesse feito uma pré-seleção antes.
Apesar disso, os dois programas já tem seus públicos definidos e, mesmo com tais erros, a programação de ambos agrada seu público. O novo Perfil Musical é mais novo que o Caixa de Música. Parece não haver muitos programas gravados, pois há uma grande repetição dos programas. Contudo, há diversos programas gravados, mas demoram muito para serem transmitidos, o que leva à repetição. O público fica ansioso para saber quem vai ser o próximo entrevistado e fica decepcionado. O que era para ser inédito, é mais uma reprise.
A falta de dinheiro faz com que poucos programas sejam produzidos. O que faz com que os programas existentes sejam reprisados mais de três vezes na mesma semana. Diferente das grandes emissoras brasileiras, os programas da Novo Tempo tem duração de 30 minutos a 1 hora. Ambos os programas musicais têm uma hora de exibição, contudo, os programas inéditos do Caixa de Música vão ao ar mais vezes, já que o Perfil Musical é apenas exibido, inédito, aos sábados.
Como a música é uma das especialidades da Igreja, um terceiro programa vai ganhando espaço, o Papo Afinado. Semelhante aos dois anteriores, este também tem entrevista, mas de forma mais temática, relacionada à música, como os técnicos que participam também podem ser entrevistados. O programa é apresentado pelo quarteto Arautos do Rei, que também veio dos Estados Unidos, e é bastante conhecido, pois eram os cantores oficiais do programa de rádio A Voz da Profecia.
A formação atual do quarteto é composta por pessoas mais jovens, já que o quarteto tem décadas de existência. Contudo, o público do programa fica bastante dividido. Talvez seja composto por admiradores do quarteto, que abrange diversas gerações. Os quatro tentam conversar, contando experiências pessoais e como se dão as viagens que o quarteto realiza. Isso atrai seu público, já que muitos cantores ao redor do país gostariam de fazer parte do quarteto e o programa apresenta um pouco a vida do grupo.
Como um todo, a Rede Novo Tempo de Comunicação, por ser uma instituição dos Adventistas do Sétimo Dia, seguem os princípios cristãos e deixam bastante claros no que eles acreditam e seguem, mesmo nos programas musicais. Costumam fazer distribuição gratuita de materiais que possam ajudar as pessoas em seus diversos problemas, sejam pessoais, familiares ou vícios. Assim como realizam e divulgam campanhas solidárias, como doação de sangue e arrecadação de alimentos/roupas para vítimas de catástrofes ou carência.
Apesar do intuito atrativo contido em sua programação, seu objetivo é expandir a pregação de sua mensagem. Através desses programas, tendem a apresentar uma igreja mais dinâmica, tentando quebrar o preconceito levantado por muitos. Isso tem dado resultado. Muitos já se tornaram membros da Igreja devido à programação ou tornaram-se simpatizantes. O crescimento da Novo Tempo tem incentivado as igrejas locais a investirem na área de Comunicação, o que tem dado muito certo.
Os programas musicais da Novo Tempo, assim como toda a sua programação, está relacionada com os programas americanos. Porém, esses formatos já poderiam ser vistos nos canais abertos, como Rede Globo, SBT e, principalmente, por se tratar de música, com a MTV, que também surgiu nos Estados Unidos. Por se tratar de um programa televisivo, tende a usar a linguagem verbal, visual e sonora. Os três programas musicais tendem a mesclar essas três linguagens de acordo com o formato de seus programas.
Comentários
Postar um comentário